Bem-vindo(a), faça o login ou cadastre-se.  

A Cidade

Início / A Cidade

A inauguração de uma capela dedicada a Nossa Senhora do Desterro, no ano de 1651, marcou o início do reconhecimento da povoação de Jundiaí. Quatro anos mais tarde, Jundiaí foi elevada à categoria de vila. No dia 28 de março de 1865, Jundiaí foi elevada à condição de cidade. Nas décadas seguintes, a cidade tornou-se uma estratégica área de entroncamento ferroviário, o que possibilitou a imigração de ingleses, espanhóis e italianos, motivados por incentivos governamentais, que buscavam substituir a mão-de-obra escrava.

Nas últimas décadas do século XIX, Jundiaí destacou-se como importante centro produtor de café do estado de São Paulo e, a partir de 1890, a cidade recebeu uma grande massa migratória de italianos, cujas influências começaram a surgir em perfeita sintonia com os habitantes da cidade.

Na primeira metade do século XX, Jundiaí descobriu a sua vocação industrial, o que perdura até hoje, pois a cidade possui um dos maiores parques industriais da América Latina.

Jundiaí destaca-se, atualmente, no desenvolvimento da área cultural, educacional, tecnológica e ambiental. A indústria do lazer também está incrementando a economia da cidade, com a instalação de parques temáticos que atraem turistas e geram empregos. Situada a 63 quilômetros da capital do estado de São Paulo, Jundiaí possui 322.798 habitantes (IBGE/2000), distribuídos em uma área de 432 quilômetros quadrados. A cidade limita-se com 11 municípios: Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Franco da Rocha, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva, Itupeva, Louveira, Vinhedo, Itatiba e Jarinu.